quinta-feira, 24 de maio de 2012

WGSN no Fashion Rio.

O lounge do SEBRAE no Fashion Rio foi palco de uma super palestra do site de tendências WGSN. A representante do site na America do Sul Carol Althalle deu uma palestra sobre os cool hunters, que pra quem não sabe é um novo profissional que vem surgindo na área de moda. Um cool hunter é aquele que identifica com pesquisas sociológicas possíveis padrões de comportamento no que diz respeito a produtos e consumos. Esse profissional tem de estar sempre antenado a tudo que acontece no mundo. Identifica comportamentos que estão acontecendo no mundo presente e que talvez ganhe uma força maior num futuro próximo. Um cool hunter precisa ser curioso e intuitivo isso é básico pra quem quer seguir nessa profissão.

O grupo WGSN pesquisa comportamento ao redor do mundo, no passado ou no presente para saber o que as pessoas estão buscando na atualidade e assim construir macrotendências. Essas pesquisas vão além da moda, elas vão a artistas, designers, pessoas que estão dispostas a mostrar coisas novas. “A reciclagem de ideias é importante. Reciclamos mais do que criamos. É tudo uma combinação de ideias, futuros e processos de vida, são nessas pessoas que focamos.” diz Carol.

“É importante não olhar para a moda. O mundo acontece no olhar sobre economia, política do lugar onde você vive, religião. Tudo isso leva ideia para a moda. É preciso conectar sinais e juntar as referências que já foram vistas antes também. Observamos muito os jovens, que estão sempre mudando e são influenciados por seus semelhantes e não pelo marketing. Chamamos de ‘jovens barra’ aqueles DJs, estilistas e atores, jovens que fazem muitas funções diferentes ao mesmo tempo. Tem-se que observar livros, revistas, ler coisas que acontecem onde você vive e no mundo inteiro...E ver TV! Novelas! Tem que assistir. A televisão tem um impacto muito grande nas pessoas e é curioso saber o comportamento dos indivíduos perante esse meio de comunicação de massa”, ensina ela. O que não se pode nunca deixar de lado é a internet. “Vemos muito a publicidade em blogs, Facebook e redes sociais em geral. Queremos saber o que os jovens estão compartilhando ali, no que eles se interessam e como eles traduzem as tendências na vida real. A música, as artes e a arquitetura orgânica das cidades (reparar em prédios, como as pessoas se comunicam em suas próprias cidades) também são muito importantes para entender o mercado de tendências” explica Carol Althalle.


Então pra quem se interessou na profissão Cool Hunter tem que baixar a cabeça estudar muito pois é uma profissão que requer esforço e comprometimento.

Carol Althalle Cool Hunter do site WGSN na América do Sul.

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